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Manual do Papel de Segurança

O funcionamento do papel de segurança no sistema Overstep ocorre da seguinte forma:

  • Primeiramente é necessário informar o sistema a numeração das folhas que serão utilizadas.
  • A cada certidão emitida deve-se informar, no momento da impressão, o número da folha utilizada (o número da folha encontra-se no verso do papel).
  • Em uma eventual falha de impressão, deve-se lançar o papel com a justificativa correta para a falha. Se a folha já estiver lançada no sistema como utilizada, deve-se clicar no numero dela e alterar a utilização, gravando em seguida.


Como inserir no sistema o lote de folhas recebidas:

  • Entrar em Parâmetros.
  • Entrar em Papel de Segurança.
  • Na parte inferior "Controle do Papel de Segurança", preencher o número completo nos campos "De" e "Até" e clicar em gravar (instruções na tela).


Como lançar uma folha em um registro:

  • Ir para a impressão do registro.
  • Lançar o número completo do papel de segurança no quadro "Papel de Segurança".
  • Clicar no gravar (ao lado).


Como prestar contas a Casa da Moeda:

  • Entrar em Parâmetros.
  • Preencher as datas no quadro "ARQUIVO REMESSA PARA A CASA DA MOEDA".
  • Clicar em "Gerar Arquivo XML".
  • Selecionar "Download", normalmente o Sistema salva os arquivos na pasta "Meus Documentos", "Downloads".
  • Entrar no site da Casa da Moeda (http://certuni.casadamoeda.gov.br:8080).
  • Entrar com seu usuário e senha fornecido pela Casa da Moeda.
  • Entrar "Certidões".
  • Entrar "Registrar uso".
  • Clicar em "Selecionar arquivo...".
  • Selecionar o arquivo gerado anteriormente pelo Sistema Overstep.
  • Clicar em upload.
  • IMPORTANTE 1: Até a data deste manual (06/2012), o Certuni NÃO FORNECE RECIBO e se houver algum problema com o envio, ele não informará o motivo, sendo assim necessário o envio do arquivo rejeitado para o email "atendimento@overstep.com.br" para análise.
  • IMPORTANTE 2: Por limitação da Casa da Moeda, o arquivo não pode conter mais de 500 folhas.






Perguntas frequentes:

No caso de uma certidão em duas páginas, utilizando frente e verso, como proceder?

  • Lançar normalmente o número do papel no registro, imprimindo na frente e no verso.
  • Ajustar, se necessário, as margens em "Paramentros", "Certidão CNJ".


No caso de uma certidão em duas páginas, utilizando duas folhas (apenas na frente), como proceder?

  • Lançar normalmente o número dos papeis no registro.
  • Ajustar, se necessário, as margens em "Paramentros", "Certidão CNJ".


A impressão está fora das margens.

  • Ajustar as margens em "Parametros", "Certidão CNJ".


Informei o número do papel como "utilização normal" mas está com problemas na impressão, como eu informo corretamente?

  • Clicar no numero do papel que aparece na lista.
  • Alterar a utilização para a informação correta de perda.
  • Gravar e fechar.



Lancei o papel em um registro, agora notei que ele deveria pertencer a outro, como faço tirar o papel desta matrícula e lancar em outra?

O sistema não permite que a mesma folha seja lançada em dois registro diferentes, então siga os passos abaixo:
  • Entrar no registro que o papel está lançado, ir em impressão.
  • Clicar no numero do papel no quadro "Papel de Segurança", abrirá uma nova janela.
  • Limpar os campos "Selo", "Matrícula", "Data/Hora" e "Usuário", gravar e em seguida.
  • Lançar o numero do papel no registro correto.


O numero do papel não aparece em nenhum registro, mas foi utilizado e o sistema não deixa eu reutilizar, o que faço?

Provavelmente o papel foi lançado em um registro, e depois foi alterado o livro, folha, termo, acervo ou data, alterando a matrícula.
  • Entrar Parâmetros.
  • Entrar Papel de Segurança.
  • Na parte inferior "Controle do Papel de Segurança", informe o numero do papel que você quer pesquisar no campo "de" e no campo "até".
  • Clique em "Listar".
  • O papel aparecerá abaixo, então pode-se clicar no numero dele e limprar os campos "Selo", "Matrícula", "Data/Hora" e "Usuário", gravando e em seguida.
  • Lançar o papel no registro correto.



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